Energia Solar

Oportunidades e Vantagens de utilização

Oportunidades - Resoluções Normativas ANEEL Nº 482/2012 e 687/2015:

 

Estabelecem 4 (quatro) formas diferentes de configuração para utilização da energia gerada pela micro ou minigeração distribuída:

 

  • Uso no local ==> Sua residência ou empresa
  • Autoconsumo remoto ===> Mesmo CPF ou CNPJ
  • Empreendimentos de múltiplas unidades consumidoras ===> Condomínios
  • Geração compartilhada ===> Consórcios ou Cooperativas

 

Vantagens:

 

A geração de energia perto do local de consumo traz uma série de vantagens, tais como:

  • redução dos gastos dos consumidores
  • economia dos investimentos em transmissão
  • redução das perdas nas redes e melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica.

 

A expansão da geração distribuída beneficia o consumidor-gerador (prossumidor), a economia do país e os demais consumidores, pois os benefícios se estendem a todo o sistema elétrico.

gallery/geração distribuída2

Energia Solar - Créditos 

Ao produzir mais energia do que está consumindo, o excesso é injetado na rede elétrica da distribuidora, criando um "crédito" de energia, com validade de 60 meses.

 

Esse sistema foi regulamentado em 2012 pela ANEEL através da Resolução Normativa 482/2012 e revisado em 2015 pela Resolução Normativa 687/2015.

 

Todas as distribuidoras no Brasil são obrigadas a obedecer a estas normas.

gallery/geracao-distribuida-dados

Energia Solar

 

10 motivos para gerar energia solar em casa

ou na empresa:

  1. ABUNDANTE: O nível de irradiação solar do Brasil é um dos maiores do  mundo!
  2. ENERGIA LIMPA: Não emite qualquer tipo de poluição ou gases de efeito estufa. Contribui diretamente para o futuro sustentável.
  3. REGULAMENTAÇÃO: A ANEEL já regulamentou o uso da energia solar fotovoltaicos conectados à rede elétrica da sua distribuidora local (resolução 482/2012) gerando créditos de energia para os microgeradores.
  4. CRÉDITOS: Para o excedente de energia gerado, reduzindo ou eliminando grande parte da conta de luz! Os créditos também valem para outro ponto de consumo. Validade dos créditos de 60 meses.
  5. PLUG-AND-PLAY e MODULAR: Instalação rápida e totalmente modular: mais painéis podem ser acrescentados no futuro, quando as necessidades de sua família ou empresa crescerem.
  6. VIDA ÚTIL E MANUTENÇÃO: Vida útil de 25 a 30 anos e praticamente sem manutenção.
  7. INVESTIMENTO: Retorno garantido. Hoje retorno estimado em cerca de 4 anos. Previsibilidade na conta de energia. O investimento inicial é recuperado com a economia de energia. Elimina despesas com conta de luz e valoriza imóveis e negócios com a preocupação por eficiência energética e sustentabilidade.
  8. INCENTIVOS: Como ocorreu em outros países, a tendência é surgirem incentivos fiscais e novos financiamentos para quem usa esse tipo de geração de energia.
  9. SISTEMA-REDE ELÉTRICA: Os sistemas fotovoltaicos ajudam a estabilizar a rede elétrica da sua casa e concessionária, evitando perdas de energia durante a transmissão de grandes centrais, gerando energia de qualidade no local onde ela é consumida.
  10. CERTIFICAÇÕES: Pode gerar créditos de carbono, certificações e selos ‘verde’, mais uma forma de ganhar com a energia solar fotovoltaica.