Energia Solar, o que é?

gallery/que-e-energia-solar

A energia solar é, simplesmente, a energia fornecida pelo sol, também chamada de radiação solar. Essa radiação, incidindo em painéis solares especiais, gera eletricidade ou aquecimento, como veremos mais adiante. O fenômeno que permite a geração de eletricidade é denominado “fotovoltaico”, motivo pelo qual a energia assim gerada é também chamada de energia fotovoltaica.

 

O potencial de energia solar é excepcional em comparação com todas as outras fontes de energia. Inesgotável do ponto de vista humano. Para se ter uma ideia desse potencial no nosso país, o local com pior radiação solar no Brasil é pelo menos 20% mais ensolarado que o local com melhor radiação na Alemanha, onde a energia FV é uma realidade há décadas. A produção de energia solar não produz emissões nem causa impacto ao meio ambiente, sendo a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo há décadas.

gallery/que-e-energia-solar-2

Energia Solar, como funciona?

gallery/como-funciona-energia-solar
  1. Recebendo radiação solar, os painéis fotovoltaicos produzem energia elétrica em corrente contínua (CC).
  2. O inversor transforma essa corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) na tensão em uso no imóvel.
  3. Do inversor a energia vai para o “quadro de luz”, de onde é distribuída aos cômodos do imóvel.
  4. Essa energia é, então, usada por todos os utensílios e equipamentos elétricos conectados às tomadas, reduzindo, dessa forma, a energia fornecida pela Concessionária.
  5. O excesso de energia produzido pelo sistema fotovoltaico vai para a rede da Concessionária e gera créditos em kWh, que são automaticamente deduzidos da conta de luz ao final do mês.

Painéis Fotovoltaicos - o que são?

gallery/paineis-solares
gallery/eficiencia-de-paineis-solares
  • Estão em constante evolução quanto à eficiência, gerando cada vez mais Watts por m2. Na sua maioria, são fabricados com células fotovoltaicas de silício. Pesam em torno de 11 ~ 12  kg/m2, possuem garantia de 25 anos e um vidro temperado de 3,2 mm resistente à maioria das chuvas de granizo.

 

  • Os mais utilizados atualmente possuem de 60 à 144 células, ocupam uma áre entre 1,65 m2 e 2,00 m2, respectivamente, e possuem potências entre 245-275 Watts (60 células) e 330-400 Watts (72/144 células), variando de acordo com a eficiência da célula usada.

 

  • A eficiência de um painel solar é basicamente quanto é o perentual de energia da luz do sol que o painel solar converte em energia elétrica por m2. Ou seja, um painel solar com eficiência de 18% converte 18% da energia que incide sobre o painel, por m2, em energia elétrica. 

 Inversores e Estrutura de fixação

gallery/inversores
gallery/inversores-2
  • O Inversor é o "coração" e o "cérebro" do sistema fotovoltaico. Ele é o que transforma toda a energia produzida pelos painéis solares (corrente contínua - CC) em eletricidade para a sua casa ou empresa (corrente alternada - CA). Além disso, desempenha o papel de segurança e monitoramento da energia produzida, aumentando a qualidade da energia em sua residência ou empresa.

 

  • O Inversor é tradicionalmente instalado na parede, próximo ao quadro de luz/energia, preferencialmente em lugar protegido de calor, chuva e poeira.

 

  • A estruturas de fixação dos painéis fotovoltaicos são fabricadas com os mais diversos materiais. Tradicionalmente se utiliza o alumínio para os trilhos e uma liga para os ganchos que fixam os trilhos no telhado. Na figura acima, um exemplo de estrutura para telhados de barro. Existem sistemas de fixação de painéis solares para todos os tipos de telhados.

Mercado potencial e

alguns dados estatísticos recentes

gallery/mercado-1

Aneel registrou 58.344 conexões solares fotovoltaicas no Brasil até Março/2019.

( Fonte ABGD: https://www.geracaodistribuida.org/copia-mapa-do-mercado-2 )

gallery/conexoes mar 2019

Conexões por Estado - Brasil.

( Fonte ABGD: https://www.geracaodistribuida.org/copia-mapa-do-mercado-2 )

gallery/conexões - estado2