A energia solar é, simplesmente, a energia fornecida pelo sol, também chamada de radiação solar. Essa radiação, incidindo em painéis solares especiais, gera eletricidade ou aquecimento, como veremos mais adiante. O fenômeno que permite a geração de eletricidade é denominado “fotovoltaico”, motivo pelo qual a energia assim gerada é também chamada de energia fotovoltaica.
O potencial de energia solar é excepcional em comparação com todas as outras fontes de energia. Inesgotável do ponto de vista humano. Para se ter uma ideia desse potencial no nosso país, o local com pior radiação solar no Brasil é pelo menos 20% mais ensolarado que o local com melhor radiação na Alemanha, onde a energia FV é uma realidade há décadas. A produção de energia solar não produz emissões nem causa impacto ao meio ambiente, sendo a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo há décadas.
O Inversor é o "coração" e o "cérebro" do sistema fotovoltaico. Ele é o que transforma toda a energia produzida pelos painéis solares (corrente contínua - CC) em eletricidade para a sua casa ou empresa (corrente alternada - CA). Além disso, desempenha o papel de segurança e monitoramento da energia produzida, aumentando a qualidade da energia em sua residência ou empresa.
O Inversor é tradicionalmente instalado na parede, próximo ao quadro de luz/energia, preferencialmente em lugar protegido de calor, chuva e poeira.
A estruturas de fixação dos painéis fotovoltaicos são fabricadas com os mais diversos materiais. Tradicionalmente se utiliza o alumínio para os trilhos e uma liga para os ganchos que fixam os trilhos no telhado. Na figura acima, um exemplo de estrutura para telhados de barro. Existem sistemas de fixação de painéis solares para todos os tipos de telhados.
( Fonte ABGD: https://www.geracaodistribuida.org/copia-mapa-do-mercado-2 )
( Fonte ABGD: https://www.geracaodistribuida.org/copia-mapa-do-mercado-2 )